“i9 4071”, ou somente i9, é nome dado ao programa de intraempreendedorismo do Sicoob AC Credi.
A iniciativa é descrita como uma forma de capacitar e motivar os colaboradores da organização a fazerem sugestões sobre como melhorar processos e produtos corporativos. As sugestões apresentadas serão avaliadas por revisores especialistas e, se julgadas adequadas, colocadas em prática.
Dessa forma, o i9 4071 é fundamental para garantir a efetividade do processo de inovação na empresa, promovendo uma cultura de inovação, valorização dos colaboradores e melhoria contínua dos processos internos e externos.
Fomentar, potencializar e disseminar a cultura de inovação, a colaboração e a criatividade, buscando estimular a geração de ideias e a troca de conhecimentos entre as áreas, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções inovadoras;
Desenvolver e aprimorar processos e projetos que resultem em benefícios econômico-financeiros, operacionais e mercadológicos para a cooperativa, as ideias propostas devem ser capazes de gerar melhorias concretas para o Sicoob AC Credi, contribuindo para a sua competitividade no mercado;
Reconhecer, incentivar e premiar a participação dos colaboradores e das equipes de ideação, valorizando a criatividade e o empreendedorismo dos seus participantes, estando disposta a recompensar aqueles que contribuem com ideias que impactam positivamente os resultados da cooperativa, sem prejuízo da qualidade.
O i9 tem como objetivo principal reconhecer a excelência dos colaboradores que contribuem com projetos inovadores que geram valor para a organização, além de incentivar a mentalidade de melhoria contínua nos processos internos e externos.
Além disso, o i9 permite:
O i9 é direcionado para todos os colaboradores ativos da Cooperativa, inclusive estagiários e jovens aprendizes, independentemente de suas áreas de atuação e níveis hierárquicos, com exceção aos colaboradores da área de inovação, colaboradores integrantes do Comitê do i9 e diretores.
A participação é voluntária e os colaboradores devem respeitar os termos e as condições estabelecidas neste regulamento, sendo reservado o direito do Sicoob AC Credi de recusar ideias e soluções que não cumpram integralmente as condições estabelecidas ou violem qualquer artigo deste regulamento.
O i9 terá duração de 5 meses, dividido em etapas, com o objetivo de buscar soluções ou melhorias para desafios específicos previamente definidos pela área de inovação em conjunto com a alta liderança.
Esses desafios são:
Busca pela melhoria dos processos atuais da Cooperativa, visando proporcionar diferenciais competitivos como redução de custos, otimização do tempo em análises de informações, tomadas de decisões etc.
Busca pelo desenvolvimento de novas formas de relacionamento com os cooperados, para agregar valor em toda sua jornada, iniciando na intenção de compra ou acesso ao serviço, passando pela efetivação do negócio, e monitorando e dando suporte no uso/implementação do serviço/produto.
Busca pela otimização e personalização dos produtos e serviços atuais, podendo agregar novas funcionalidades (serviços), novas formas de entregas, novas estruturas de organização, a fim de gerar maior valor e competitividade.
>As equipes devem ter, no mínimo, 2 colaboradores e, no máximo, 4.
>Um dos integrantes deve ser nomeado o(a) elaborador(a), responsável pelo cadastro da equipe, inscrição da ideia e porta-voz da equipe.
>Cada colaborador poderá participar de apenas uma equipe e deverá alinhar previamente com seu gestor imediato acerca da sua participação no i9.
>As etapas precedentes à execução deste projeto, como encontros para definição da ideia, organização do conteúdo a ser exposto, inscrição, entre outras, são de responsabilidade das equipes e poderão ser realizadas durante a jornada de trabalho.
>Em caso de desligamento ou desistência de um dos participantes durante a fase de execução, o elaborador, em comum acordo com sua equipe remanescente, submeterá ao Comitê do i9, a possibilidade de substituição daquele participante.
>Na situação em que o elaborador seja desligado da empresa, outro colaborador, selecionado pela equipe, passa a fazer o papel de elaborador.
>Na hipótese de desistência, o colaborador que se retirar do grupo, fica ciente de que desistiu do projeto, renunciando ao direito a eventual premiação advinda da ideia apresentada, independentemente da etapa em que se encontre.
>Na situação em que fique apenas 1 colaborador para condução de sua ideia, o Comitê do i9 avaliará a situação e decidirá pela continuidade ou desclassificação.
> O cadastro da equipe e inscrição da ideia devem ser realizadas via formulário, preenchendo todos os campos solicitados, até a data previamente estabelecida, através do link: www.inovacao.sicoobaccredi.com/inscricao-i9
> Serão desconsiderados todos e quaisquer envios efetuados em canais fora do indicado.
> Cadastros individuais não serão aceitos.
> Os participantes serão responsáveis pela fidelidade e veracidade de toda e qualquer informação enviada juntamente com a ideia. Quaisquer informações falsas ou dados apresentados que importem em violação à legislação ou à Lei Geral de Proteção de Dados implicará em desclassificação do grupo, sem prejuízo de outras penalidades cabíveis.
> As ideias enviadas devem observar e estar de acordo com os desafios propostos, sob pena de desclassificação.
> O elaborador é o responsável por cadastrar a equipe e inscrever a ideia, usando o formulário já apontado.
> As ideias devem apresentar informações autoexplicativas, claras e completas para entendimento do assunto.
> A equipe deve estar atenta aos prazos de cada etapa, bem como aos ajustes necessários e/ou solicitados pelo Comitê do i9, podendo ser desclassificados, caso percam algum prazo. Os prazos estão previamente estabelecidos no ITEM 9 – CRONOGRAMA, do presente documento.
> O Comitê do i9 é responsável pela análise e validação de todas as inscrições realizadas, avaliando a coerência e conformidade dos formulários preenchidos e enviando e-mail de retorno aos inscritos com status de continuidade ou desclassificação.
> As equipes desclassificadas receberão feedback detalhado e o elaborador terá o prazo de 24 horas para questionar a decisão e apresentar possíveis ponderações à equipe de inovação.
> Ideias que fogem do campo de atuação do Sicoob AC Credi e que não estejam relacionadas aos desafios propostos ou que não tenham potencial de geração de valor (redução de custos, aumento das vendas, melhoria da qualidade, expansão de mercado, atração e retenção de talentos, criação de valor social e ambiental, etc) serão desclassificadas.
> Em casos de envio de ideias semelhantes (estruturação da construção da ideia, viabilidade de implementação, área de atuação e dores a serem exploradas), será considerada válida a primeira ideia apresentada, sendo desconsideradas as demais, com devido retorno do Comitê às equipes envolvidas.
ETAPA 1:
ETAPA 2:
ETAPA 3:
ETAPA 5:
ETAPA 6:
ETAPA 7:
ETAPA 8:
> Os avaliadores deverão dar notas às equipes e respectivas apresentações, seguindo os critérios da TABELA 2. A nota final de cada grupo, será a média ponderada dos critérios.
>Em caso de empate na colocação do ranking entre dois ou mais grupos, o critério VIABILIDADE ECONÔMICA, seguido do critério COERÊNCIA, serão usados como desempate.
>Os vencedores ficarão ranqueados em 3º, 2º e 1º lugar e receberão os prêmios de cada colocação, conforme apresentado no presente documento.
>A última fase do i9 acontecerá através de um evento presencial, onde os participantes serão reconhecidos e os ganhadores receberão seus respectivos prêmios, conforme política de reconhecimento prevista neste Regulamento.
>Os finalistas deverão estar com o projeto o mais estruturado possível e com o pitch pronto, com os devidos ajustes sugeridos na etapa anterior.
>As equipes deverão realizar, em formato de pitch, uma apresentação objetiva e abrangente que permita vender os resultados da ideia proposta para o público presente durante o evento, que ocorrerá previamente agendado pelo Comitê do i9.
>A banca avaliadora deve assistir aos pitchs com atenção e, posteriormente, cada avaliador terá o direito de fazer uma pergunta ao grupo, caso deseje.
> Nessa fase, os grupos selecionados entrarão em um cronograma de treinamentos e terão a oportunidade de explorar e refinar a ideia proposta para torná-la efetiva.
> Os treinamentos serão realizados pelo time do IEBT que garantirá todo suporte técnico e metodológico.
> As ideias propostas deverão receber os ajustes necessários concomitantemente com as atividades diárias de trabalho e não será permitido realizar hora extra para esse fim. Cada integrante da equipe, em alinhamento com o gestor direto, poderá destinar até 2 horas semanais para o i9, já incluso o tempo de reunião periódica entre a equipe e a área de inovação.
> Ao final dessa fase, cada equipe receberá uma mentoria on-line, personalizada, para refinamentos necessários e preparação para o pré-demoday.
>Essa é uma fase eliminatória.
>Os grupos realizarão uma apresentação em formato de pitch, demonstrando o que foi produzido com base no modelo de documento proposto pelo IEBT. Em seguida, o submeterão para avaliação do Comitê, junto ao líder da área relacionada à ideia.
>O pitch consiste em uma apresentação de curta duração, com o intuito de esclarecer o problema identificado e apresentar uma proposta de solução. Para fins deste regulamento, o tempo do pitch será de 4 minutos.
>Para fins de classificação, os grupos serão avaliados individualmente e a nota final nesta etapa será calculada pela média ponderada dos critérios apresentados na TABELA 1.
>A partir das notas atribuídas, os grupos serão ordenados em um ranking e serão classificadas para a próxima etapa as 5 equipes que alcançarem as melhores notas, conforme tabela a seguir.
>O objetivo principal desta fase é promover o amadurecimento, desenvolvimento e acompanhamento das ideias selecionadas, visando prepará-las para a etapa final em que se tornarão projetos prontos para serem colocados em prática.
>Nesta fase, serão realizadas, no mínimo, 6 (seis) reuniões de acompanhamento personalizado entre o time do IEBT e cada equipe selecionada. Cada encontro será individual, visando garantir uma abordagem mais direcionada às necessidades de cada equipe.
>As equipes têm a responsabilidade de conduzir as atividades propostas pelo time do IEBT, com o objetivo de estruturar ao máximo a ideia e transformá-la em um projeto pronto para ser executado.
>Ao final desta fase, as equipes serão devidamente preparadas para o pitch final, a ser realizado no Demoday.
> Ideias que já começaram a ser estudadas pela cooperativa, ou seja, que possuam qualquer documento ou evidência (e-mail, termo de abertura de projeto, etc.) que comprovam que a ideia já passou da fase de estudo serão submetidas a análise do Comitê acerca da viabilidade de seu prosseguimento.
> Após a etapa de validação dos cadastros e ideias inscritas, o Comitê inicia a verificação da coerência das ideias, sua aplicabilidade, impacto, potencial de retorno, esforço de desenvolvimento e se estão de acordo com a estratégia da cooperativa e, para tanto, poderão solicitar esclarecimentos aos participantes a qualquer momento.
> Ao final desta etapa, será divulgado o resultado das equipes classificadas.
> Todos os elaboradores serão notificados por e-mail sobre o resultado e próximos passos.
> A não seleção de alguma equipe e sua ideia cadastrada significa que ela não atendeu aos desafios propostos ou às regras estabelecidas neste documento.
> Caso os participantes queiram contestar o resultado de alguma avaliação ou parecer técnico, um pedido deverá ser formalizado e enviado para o e-mail inovacao4071@sicoob.com.br, em um prazo máximo de 2 dias úteis após a divulgação do resultado.
> As ideias desclassificadas serão cadastradas no funil de inovação e classificadas como parte do i9 e serão monitoradas frequentemente, podendo ser posteriormente trabalhadas e reconhecidas em outras iniciativas, a critério da Equipe de Inovação e previamente comunicado aos colaboradores envolvidos.
ETAPA 4:
>Todos os grupos, através de seus elaboradores, serão notificados por e-mail sobre o resultado e sua colocação no ranking, obtendo conhecimento sobre sua continuidade ou desclassificação para a próxima etapa.
>Os grupos desclassificados receberão retorno do Comitê do i9 e os classificados receberão feedback com pontos de ajuste, melhoria e preparo para a fase final.
Os grupos finalistas serão ordenados de acordo com as notas atribuídas nos critérios de avaliação e serão premiados conforme posição no ranking. O prêmio consistirá em pontos COOPERA, que serão divididos em partes iguais aos participantes do grupo.
PROPRIEDADE INTELECTUAL
Os colaboradores participantes, considerando a finalidade de melhoria de processos, cedem para o Sicoob AC Credi todos os direitos de propriedade industrial, autoral e intelectual sobre os projetos desenvolvidos no i9 4071.
DIVULGAÇÃO DE IMAGEM
Os colaboradores participantes autorizam a utilização, a título não oneroso, pelo Sicoob AC Credi, de suas fotos, nomes, imagem, voz, na Intranet, TV Corporativa, em seu site e páginas nas redes sociais Facebook, Twitter, outros, por prazo indeterminado, sem qualquer ônus ou encargos para o Sicoob AC Credi.
CONFIDENCIALIDADE
Os colaboradores participantes ficam cientes de que as ideias apresentadas podem se tornar públicas, para acesso de todos os colaboradores ativos, e é responsabilidade dos implementadores das ideias garantir a assinatura dos termos de confidencialidade disponibilizados pelo jurídico e demais documentos necessários em caso de participação de terceiros.
Lançamento do i9 4071
Formação e inscrição das equipes
Cadastro e inscrição das equipes
Validação das inscrições e seleção.
Desenvolvimento do i9 4071 com as equipes selecionadas
Pré- Demoday
Divulgação das ideias que serão aceleradas
Aceleração das ideias
Demoday
Esse programa foi criado para fomentar a cultura de inovação, incentivar melhorias contínuas e reconhecer ideias impactantes que beneficiem a cooperativa.
1. Por que esse programa foi criado?
2. Porque não pode participar apenas uma pessoa?
Cadastros individuais não serão aceitos para garantir a formação de equipes colaborativas, promovendo o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento conjunto de projetos inovadores.
O processo de inscrição envolve formar equipes de 2 a 4 colaboradores, permitindo escolher membros de diferentes setores para garantir a multidisciplinaridade e enriquecer as ideias apresentadas.
3. Como funciona o processo de inscrição e formação das equipes? Posso escolher qualquer pessoa de qualquer setor para minha equipe?
Não. Cada colaborador pode participar de apenas uma equipe para garantir que o programa alcance o máximo de colaboração e diversidade de ideias.
4. Posso participar de mais de uma equipe?
Participar do programa trará inúmeros benefícios para você! Além de aprender na prática, você desenvolverá habilidades empreendedoras e de liderança, destacando-se como agente de mudança e inovação na cooperativa, o que também pode abrir novas oportunidades de crescimento profissional.
5. Porque eu devo participar no programa? Vai ser útil para mim?
6. Até quando posso inscrever minha ideia?
O prazo para inscrever sua ideia é até 11/08/2023, através do formulário disponível no link fornecido no regulamento.
Uma ideia inovadora para o programa é aquela que busca melhorar processos, produtos ou serviços da cooperativa, gerando benefícios econômico-financeiros e operacionais.
7. O que é considerado uma ideia inovadora para o programa?
Os critérios de avaliação usados pelo Comitê do i9 incluem aplicabilidade, impacto, viabilidade econômica, esforço de desenvolvimento e alinhamento com a estratégia da cooperativa.
8. Quais são os critérios de avaliação utilizados pelo Comitê do i9?
As ideias propostas deverão se alinhar com os desafios específicos previamente definidos:
Como melhorar nossa eficiência operacional?
Como melhorar a experiência e satisfação do cooperado?
Como promover a melhoria contínua de nossos produtos e serviços?
9. Posso propor ideias sobre quaisquer temas / assuntos?
O tempo para implementar as sugestões pode variar, mas o programa i9 tem duração de 5 meses, dividido em etapas, com o objetivo de buscar a melhor estratégia para o desenvolvimento das ideias selecionadas.
10. Quanto tempo vai demorar para que minhas sugestões sejam aplicadas?
Uma ideia inovadora para o programa é aquela que busca melhorar processos, produtos ou serviços da cooperativa, gerando benefícios econômico-financeiros e operacionais.
11. O que é considerado uma ideia inovadora para o programa?
As ideias não selecionadas serão cadastradas no funil de inovação e poderão ser trabalhadas em outras iniciativas futuras.
12. O que acontecerá com as ideias que não forem selecionadas?
As ideias apresentadas se tornam propriedade intelectual da cooperativa para garantir o desenvolvimento e implementação das melhores soluções.
13. As ideias apresentadas no programa se tornarão propriedade da cooperativa?
A premiação ocorrerá no Demoday, a última fase do programa, onde os grupos finalistas serão reconhecidos e receberão seus respectivos prêmios em pontos COOPERA.
14. Em qual momento será feita a premiação?
Os colaboradores não precisam dedicar horas extras para participar do programa, e cada integrante da equipe poderá destinar até 2 horas semanais para o i9, em alinhamento com o gestor direto.
15. Os colaboradores precisam dedicar horas extras para participar do programa?
Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados.